11 de agosto de 2015

PRECARIEDADE TOMA CONTA DO ESPORTE DE EMBU-GUAÇU

Por Rubens Rodrigues e Kaique Dalapola
Na segunda quinzena de julho de 2015, cerca de 125 atletas partiram de Embu-Guaçu sentido São Bernardo do Campo, para disputar o 59° Jogos Regionais. A cidade disputou a segunda divisão do Regional da Grande São Paulo. Apesar de não ter levado atletas de todos esportes praticados no município, os que foram estavam confiantes. A delegação embuguaçuense contou com representantes de oito modalidades: atletismo, futebol, futsal e judô (masculinos e femininos); basquete, natação e tênis de mesa (masculinos); e vôlei (feminino).
Time de futebol masculino de Embu-Guaçu, que disputou o 59º Jogos Regionais
(Foto: Rubens Rodrigues)
A escolha de apenas oito modalidades, entretanto, não agradou atletas de esportes excluídos pela secretaria, como reclamou Felipe Sakalauskas, lutador de MMA, em rede social: “Eu fico indignado vendo como o esporte de Embu-Guaçu é um lixo. Infelizmente sonhos são destruídos por falta de incentivo. Abra o olho Secretaria de Esportes”.

Procurado pela reportagem, o prefeito Clodoaldo Leite (PMDB) afirmou que a cidade investe em outros esportes, como karatê e kung fu, entretanto, os atletas de modalidades que não foram para o torneio regional não estão suficientemente preparados.
O Blog Bola Rolando, em parceria com o blog Fala Kaique e a página Embu-Guaçu News, cobriu os times de futebol da cidade. E logo no primeiro confronto do time feminino, o Embu-Guaçu perdeu de quatro a zero para cidade de Jandira. O mal desempenho não foi apenas no placar, a equipe não tinha faixa de capitão, tampouco um simples colete para diferenciar os titulares dos reservas. Quem dirá um agasalho.
Enquanto delegações de outras cidades chegaram com organização e padronização de equipe, os atletas de Embu-Guaçu mal tinham o transporte. Apenas um micro-ônibus, com capacidade para 21 pessoas, foi disponibilizado para o trajeto entre o alojamento e os locais de competições de futsal e futebol, masculinos e femininos, causando desconforto aos jogadores. "Por que a prefeitura não mandou um ônibus maior para nos transportar até o campo?! Vou ter que ir em pé", reclamou um dos jogadores.
Jogador  de Embu-Guaçu com fita adesiva como identificação de capitão
(Foto: Rubens Rodrigues)
No futebol masculino as mesmas dificuldades. A faixa de capitão era uma fita adesiva grudada na camiseta do jogador.  A cidade que a secretaria de esportes recebeu mais de 1,4 milhões de reais não tinha uma faixa de capitão, que custa menos de 20 reais. O que não faltou foram reclamações dos atletas. Um deles, inclusive, disse que precisou utilizar roupas de uso pessoal para jogar, pois não havia uniforme suficiente para todos. Apesar das adversidades, os meninos da categoria sub-20 lideraram a chave na primeira fase do torneio, e foram eliminados na segunda fase, após derrota para o São Vicente, nos pênaltis.
MENINAS DO VÔLEI E JUDÔ SURPREENDEM
Os times femininos de judô e vôlei conquistaram os melhores desempenhos do time de Embu-Guaçu, sendo campeãs da segunda divisão dos jogos regionais. No judô, as embuguaçuenses ficaram com o primeiro lugar, de oito cidades. E no vôlei, as meninas conquistaram quatro vitórias em quatro partidas, perdendo apenas um set em todo torneio, e conquistaram o título da competição que contou com seis cidades. Futebol feminino, futsal e basquete foram eliminados na primeira fase. A equipe de tênis de mesa ficou em quarto lugar, de oito. A natação ficou em quinto, última posição. Os atletas de judô masculino e do atletismo ficaram com o sétimo lugar – penúltima colocação das modalidades no torneio.

Na classificação geral da segunda divisão, Embu-Guaçu ficou em 12º lugar. Confira a classificação completa:



- MUNICÍPIOS PONTOS
CUBATÃO 243
SÃO VICENTE 227
CARAPICUÍBA 269
MAUÁ 153
DIADEMA 131
COTIA 126
ITANHAÉM 118
JANDIRA 99
MONGAGUÁ 85
10° ITAPEVI 77
11° TABOÃO DA SERRA 64
12° EMBU-GUAÇU 57
13° ITARIRI 36
14° BERTIOGA 24
15° RIO GRANDE DA SERRA 11
16° PEDRO TOLEDO 2
17° EMBU 1
17° JUQUITIBA 1

Secretaria de Esporte e Lazer recebe R$ 1.472.000,00
Valores destinados às secretarias

Nenhum comentário:

Postar um comentário