3 de outubro de 2014

PENÚLTIMO DIA DE CAMPANHA: 'PETISTAS' FAZEM PASSEATA NO CENTRO

Confiança e expectação foram as sensações que tomaram conta da passeata dos candidatos do PT (Partido dos Trabalhadores) no penúltimo dia de campanha antes do primeiro turno das eleições de 2014. Os petistas Dilma Rousseff, Alexandre Padilha e Eduardo Suplicy - candidatos a presidente, governador e senador, respectivamente - foram acompanhados pelos companheiros de partido, entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito de São Paulo Fernando Haddad e alguns candidatos a deputado federal e estadual, no percurso que foi de uma ponta à outra da Rua Barão de Itapetininga, no centro de São Paulo, no início da tarde desta sexta-feira (03).

Os aproximados 300 metros de passeata não teve nenhuma fala dos candidatos ao público (conforme previsto no Código Eleitoral, art. 240, parágrafo único e Lei nº 9.504/97, art. 39, §§ 4º e 5º, I) e foi acompanhado por cerca de 800 pessoas, sendo a maioria integrantes de movimentos sindicais ligados ao partido.

Padilha, Lula e Dilma em passeata no Centro
(Foto: Kaique Dalapola)
Apesar de estar apenas na terceira colocação na disputa para o governo de São Paulo, com 11% das intenções de voto, contra 22% de Skaf (PMDB) e 50% de Alckmin (PSDB), segundo pesquisa do Instituto Datafolha, os eleitores de Alexandre Padilha demonstraram confiança na ida do candidato para o segundo turno. "Ele [Alexandre Padilha] vai chegar no segundo turno, e vai ganhar. São Paulo não aguenta mais esta falta de água, insegurança, falta de educação e todas essas mentiras que vem há anos tomando conta do Estado", declara Maria Lúcia, eleitora que seguia a caminhada dos petistas.

A disputa para o senado está muito mais equilibrada. Segundo pesquisa do Datafolha, o candidato José Serra (PSDB) aparece com 39% das intenções de voto, 6 a mais que o candidato do PT. Com o risco de ficar fora do Senado Federal após 24 anos, Suplicy foi o primeiro dos candidatos do petistas a chegar no Centro. Antes da passeata com os demais candidatos do partido, o senador caminhou com seu filho Supla pelas ruas da região central, onde tirou fotos com os eleitores e fãs do roqueiro.

Já a candidata à reeleição, Dilma Rousseff, foi bem discreta e, quando chegou no fim do trajeto, rapidamente foi embora. Por diversas vezes a candidata descartou a possibilidade de ser reeleita logo no primeiro turno, sempre dizia preparada para trabalhar no segundo turno.